2º DIA
2ª PALESTRA: NA VIDA DEZ, NA ESCOLA ZERO: UMA OUTRA PERSPECTIVA PARA O RACIOCÍNIO.
Terezinha Nunes Carraher - Universidade Oxford / Inglaterra
A Palestrante iniciou falando sobre amigos que se encontravam em um parquinho e uma coleguinha mostrava a outra seu irmão, ambas olhavam assimilavam quem era irmão de quem, mas não entendiam o que realmente significava a palavra irmão. Ela fez um comparação com a Matemática, que muitas das vezes o aluno vê o conteúdo, mas não percebe o significado das relações que se estabelecem entre os números. Quer dizer que para aprender é necessário entender as relações, o processo de relação entre os números (na Matemática).
Inicialmente a criança precisa entender as relações inversas entre as coisas, como no caso, da adição e subtração.
Sistemas de Raciocínio influência a maneira como pensamos.
Os sistemas de representação podem ser Orais ou Escritos, há outros sistemas alternativos também. Para facilitar a aprendizagem podemos apropriar de outro sistema de representação para reforçar esse mecanismo.
A ideia de correspondência na Matemática é extremamente importante. Citou como um dos exemplos uma caixa. Coloca-se vários bloquinhos dentro de uma caixa e fecha, não diz quantos colocou lá dentro. Depois mostra a caixa para os alunos e diz que não sabe quantos tem lá dentro. Inicialmente, coloca-se 5 bloquinhos lá dentro e depois retira-se 5 bloquinhos. A criança de 5 anos deverá entender que através do poder de raciocínio, ela entenderá que a quantidade que se encontrava dentro não se alterou.
Esse foi um dos exemplos demostrados.
Terminou a palestra afirmando que o professor precisa de oportunidades, de aprender o que já foi pesquisado/novidades, com isso recicla o que sabem.
0 comentários:
Postar um comentário